Robot Extreme Competition

R.E.C - Muito mais que combate, um desafio!

Eventos de robótica em Portugal

 O site Robot Extreme Competition não possui qualquer ligação com os eventos publicados, apenas os expõe por interesse comum dos visitantes do mesmo.


___________________________________________________________________

  8ª Edição
17 de Julho de 2010
Pavilhão Desportivo São Miguel
___________________________________________________________________



"O Festival Nacional de Robótica teve a sua 1ª edição em 2001, e tem como objectivo a promoção da Ciência e da Tecnologia junto dos jovens dos ensinos básico, secundário e superior, bem como do público em geral, através de competições de robôs. O Festival, que decorre todos os anos numa cidade distinta, inclui ainda um Encontro Científico onde investigadores nacionais e estrangeiros da área da Robótica se reúnem para apresentar os mais recentes resultados da sua actividade. Este evento tem tido desde o seu início um enorme crescimento, quer em número de equipas e participantes, quer em termos de público. O Festival Nacional de Robótica é, actualmente, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Robótica.

A 10ª edição do Festival Nacional de Robótica será realizada de 24 a 28 de Março de 2010, sendo organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Inclui várias ligas de competição, nomeadamente, a prova de Condução Autónoma (prova realizada desde a fundação deste evento), e as provas que seguem as regras oficiais do RoboCup: futebol robótico médio, futebol robótico júnior, busca e salvamento júnior, e dança júnior. Cada competição tem escalões próprios, podendo participar entusiastas a partir dos 8 anos (consulte a página de cada liga para mais informações). Do evento faz parte ainda um encontro científico internacional denominado "10th Conference on Mobile Robots and Competitions". De salientar que o encontro científico realiza-se na ESTG Leiria, enquanto que as competiçõe se realizam na Expo-Salão Batalha.

Ao organizar este evento em Portugal, pretende-se não apenas motivar os alunos das escolas que participam na competição para uma área tecnologicamente avançada e altamente multidisciplinar, mas também dar um contributo positivo para o desenvolvimento da investigação em Robótica e Automação e uma maior divulgação da Ciência e Tecnologia no país.


Assim, convidam-se todos os interessados a participar no maior evento de Robótica em Portugal.

Cria a tua equipa, cria o teu robô e participa neste evento."  (sic)





___________________________________________________________________

"O Concurso Robô Bombeiro do Instituto Politécnico da Guarda é uma competição de robótica que põe à prova pequenos robôs autónomos e móveis.

O concurso é organizado pelo Departamento de Informática e tem como objectivo promover a Robótica, que será sem dúvida uma das tecnologias chave do século XXI, assim como proporcionar um evento extracurricular interessante e divertido, onde os alunos possam aplicar na prática, os conhecimentos multidisciplinares tipicamente adquiridos em cursos de engenharia e informática." (sic)

 

 ___________________________________________________________________

"A Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco realizou, em Maio, o 9º Festival Nacional de Robótica.

O Festival realizou-se entre os dias 6 a 10 de Maio de 2009 e cerca de 700 jovens estudantes (do básico ao superior) vão poder participar.  A iniciativa, promovida pela Sociedade Portuguesa de Robótica e organizada localmente pela Escola Superior de Tecnologia, é promovida pela primeira vez numa instituição de ensino superior do interior do país.

Teve como aliciantes várias competições de robôs de escolas dos ensinos básico, secundário e superior e uma conferência internacional sobre robôs autónomos e competições (a qual tem garantia científica do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), estando garantida a presença dos melhores investigadores a nível mundial).

Durante o festival, que foi disputado nos Pavilhões Municipal e Afonso de Paiva, decorreram campeonatos de futebol robótico, cujos primeiros dois classificados iriam disputar o mundial, de busca e salvamento, dança júnior e condução autónoma.

Aqui está a lista completa das modalidades a decorrer:

SÉNIOR

  • Condução autónoma
  • Futebol robótico, Liga dos Médios (MSL) (Portugal tem a equipa campeã do mundo em 2008)

JÚNIOR

  • Futebol robótico 2×2 (Portugal tem uma equipa que chegou aos quartos de final no campeonato do mundo de 2008)
  • Busca e salvamento
  • Dança (Portugal com equipas finalistas no campeonato do mundo de 2008)

ROBOCODE

Mais informações podem ser encontradas no site oficial:

http://www.est.ipcb.pt/robotica2009/ " (sic)